O sistema educacional finlandês é considerado um dos melhores do mundo. Nas classificações internacionais, está sempre entre os dez primeiros. No entanto, as autoridades na Finlânda decidiram realizar uma verdadeira revolução em seu sistema escolar.
As autoridades decidiram remover as disciplinas escolares do currículo. Não haverá mais nenhuma aula de física, matemática, literatura, história, química ou geografia.
O chefe do Departamento de Educação em Helsínquia, Marjo Kyllonen, explicou as mudanças:
“Há escolas que estão ensinando à moda antiga, o que foi bom e fazia sentido no início de 1900. Mas hoje as necessidades não são as mesmas, e precisamos de algo mais adequado ao século XXI”.
Em vez de disciplinas individuais, os alunos irão estudar eventos e fenômenos em um formato interdisciplinar. Por exemplo, a Segunda Guerra Mundial será examinada a partir da perspectiva da história, geografia e matemática. Dentro do tema “Trabalhando em um Restaurante”, os alunos irão absorver todo um conjunto de conhecimentos sobre a língua inglesa, economia e habilidades de comunicação.
Este sistema será introduzido para os estudantes mais velhos, começando na idade de 16. A idéia é que os estudantes possam escolher o tópico ou o fenômeno que querem estudar, tendo em mente suas ambições para o futuro e suas capacidades. Desta forma, nenhum estudante terá que passar por um curso inteiro de física ou química, pensarão o tempo todo “Por que eu preciso saber isso?”
O formato tradicional de comunicação professor-aluno também vai mudar. Os alunos não vão mais sentar atrás das mesas da escola e esperar ansiosamente para serem chamados a responder uma pergunta. Em vez disso, eles trabalharão em pequenos grupos para discutir problemas.
O sistema educativo finlandês encoraja o trabalho coletivo, razão pela qual as mudanças também afetarão os professores. A reforma escolar exigirá uma grande cooperação entre professores de diferentes disciplinas. Cerca de 70% dos professores de Helsínquia já realizaram trabalhos preparatórios que condiz com o novo sistema de apresentação de informações e, por isso, terão um aumento salarial.
Espera-se que as mudanças nas escolas estejam concluídas até o ano de 2020.
O que você acha sobre todas essas idéias? Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião, deixe o seu comentários.
Via site Brightside.
Follow @maegeekCantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.