Entretenimento
maegeek_colorhair
Criança pode colorir o cabelo? Tudo sobre unicornização infantil

17097806_10154484104403651_3468907061567722387_o18671747_10154726887078651_6165369521378814258_oIMG_8387

Eu adoro pintar o cabelo! Quem me conhece sabe que cada dia estou com uma cor deferente no cabelo. hehehe! E como é de se esperar quem mais curte meus cabelos são as crianças. Elas ficam enlouquecidas e me pedem dicas e ajuda pra pintar o cabelo. E as mães ficam inseguras, não sabem se faz mal ou se estraga muito o cabelo.

Acho que se seu filho ou filha quer mesmo, a infância é o melhor momento para brincar e experimentar ter cortes e cores diferentes nos cabelos. Minha primeira dica seria faça o primeiro processo em um salão, depois você pode manter a cor em casa mas pra descolorir é melhor que seja na mãe de um profissional.

Montei com as colaboradoras Bianca Jhordão e Renata Kuhn uma série de perguntas e fui conversar e perguntar tudo sobre cabelos coloridos em crianças para o especialista Rodrigo Silva, meu hair stylist amado e talentoso, no Novo Arte onde ele pinta e traz alegria pra tanta gente. Ele explica pra gente algumas dúvidas que tinhamos no MãeGeek e com certeza vocês também devem ter.

MãeGeek: O que você acha de criança pintar o cabelo?

Rodrigo: Aadoro! :) É uma fase que é muito mais fácil aceitação porque tem só a escola. Não precisa de emprego. Muitas vezes são os pais que ainda tem um pouco de preconceito mas acho que a criança está em uma fase da vida que é pra ser divertida.

MãeGeek: E quais os cuidados que se deve ter?

Rodrigo: O único problema é cuidar para não inalar a química e o contato com a pele por isso tem que ser feito mais nas pontas para que o descolorante não tenha nenhum contato com a pele da criança.

MãeGeek: E como se evita o contato com a pele?

Rodrigo: No caso de uma menina que tenha um corte channel o ideal é fazer só nas pontas e usar papel alumínio para esquentar a mecha assim o processo vai mais rápido e também isola o cheiro. Deixa distante do rosto e se a mecha for na parte da frente usar uma máscara na criança para ela no inalar a química.

MãeGeek: Tem muitas crianças no Novo Arte?

Rodrigo: Sempre tem, não é o maior público do salão mas sempre tem criança sim.

MãeGeek: A partir de qual idade você recomendaria pintar o cabelo?

Rodrigo: Geralmente eu falava 5 anos mas eu fiz uma criança menor que a mãe já é cliente faz muito tempo e a menina queria muito fazer. Fizemos a pontinha com muito cuidado e ficou uma graça, ela adorou. Ela saiu super feliz. é q criança não tem muita paciencia pra descolorir o cabelo por isso q a gente faz um pouquinho pra passar a vontade.

MãeGeek: E se a criança for loura facilita?

Rodrigo: Se a criança tiver o cabelo um pouco mais claro facilita o processo de clareamento, fica mais rápido.  Dependendo da cor que a criança quer e da tonalidade do cabelo dela nem precisa descolorir. E a tinta vai saindo com lavagens.

MãeGeek: Se o cabelo for louro e a criança quiser pintar com tinta fantasia sem descolorir pode passar na raiz?

Rodrigo: Pode sim, a tinta fantasia normalmente não dá reação alérgica. Você pode até fazer um teste de contato por desencargo mas dificilmente vai ter uma reação alérgica. O que dá irritação é o descolorante que é mais forte e agressivo.

MãeGeek: Quais os cuidados para manter o cabelo descolorido bonito e saudável?

Rodrigo: A mãe tem que comprar uma máscara hidratante, lavar só o couro cabeludo da criança e passar creme para pentear. Esse cuidados na verdade são para todos que pintam o cabelo.

MãeGeek: Qual a cor mais pedida entre as crianças?

Rodrigo: A grande maioria das menina gosta de rosa e ainda é a cor mais pedida mas também pedem a cor de personagens como as pontas da Arlequina, Princesa Jujuba, ou a Twilight Sparkle do My Little Pony que é rosa e roxo. E as crianças acabam querendo cabelo colorido a partir dos desenhos. Eu também me inspiro muito nos desenhos. risos…

MãeGeek: Quem pinta mais o cabelo, as meninas ou os meninos?

Rodrigo: As meninas acabam pintando mais porque ainda existe muito preconceito entre os meninos. Hoje recebi uma mensagem de um menino de 14 anos que queria pintar mas ele dizia que os pais relacionam isso à orientação sexual. É muito antiquado hoje em dia ainda existir esse tipo de preconceito. É uma vontade que nao tem nada haver com a orientação sexual. É uma curiosidade lúdica e inocente pintar o cabelo que pode levar a criança pro mundo da arte. E acho importante não fechar portas para a criança sonhar.

Enquanto estava no salão fazendo a entrevista, conheci e conversei rapidinho com a Chialin Chiang, estilista e mãe de Zack de 7 anos que tem um cabelo lindo, comprido e colorido. Segundo ela, na escola julgam mais de um menino ter o cabelo comprido do que colorido.

Se quiserem ver mais crianças de cabelos coloridos, olhem que lindo esse Instagram: @kidswithcoolhair

E abaixo um vídeo do Rodrigo Silva fazendo uma unicornização infantil no Novo Arte:

 

Cantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.