13/12/2017
/
By:
Elaine Pinheiro/
- 0 Comments
/
- aprender, Educação, Estudo, FIlhos
Todos nós, pais, mães e educadores, por vezes temos certas preocupações da inserção da tecnologia precocemente na vida das nossas crianças. Principalmente porque não temos muito controle à exposição de conteúdos impróprios na internet.
Ao mesmo tempo, acredito que a Internet ajuda no desenvolvimento da criança. Pelo menos foi o que aconteceu com meu filho Davi de 7 anos. Ele aprendeu a ler e a escrever com a ajuda da Internet. Claro que a escola teve um papel fundamental quando viu o desenvolvimento dele e passou a incentivá-lo com as atividades na escola e para casa. Esse papel ainda é da escola, mas toda ajuda em casa é importante.
Quando o Davi tinha 3 anos de idade descobriu seu gosto musical por Michael Jackson, depois Bruno Mars, Bee Gees, a paixão pelos The Beatles e, hoje, essa lista está bem maior. Entretanto, com 4 anos esse interesse se desenvolveu e, com o acesso ao tablet e ao smartphone veio a facilidade de pesquisar o que queria no Google e Youtube.
Foi aí que ele começou a aprender as letras para aos poucos conseguir escrever sozinho o que queria. Ele também usava bastante a ferramenta “microfone” para as pesquisas e à medida que ia escutando e entendo o que era transcrito foi conseguindo ler e escrever. Com 5 anos o processo de leitura e escrita já estava iniciado, enquanto na escola aprenderia no ano seguinte. Vamos deixar bem claro que cada criança tem seu tempo e não podemos forçar e apressar esse processo de aprendizagem. Outro fato importante era que todo o conteúdo acessado era supervisionado.
Sabemos que o uso da internet está cada vez mais crescente entre as crianças, mas esse fato não tem como ser evitado. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, sejam nos celulares, nas Smart TVs, nas escolas, etc. O que devemos fazer é ensinar os nossos filhos a usá-la de forma segura, criativa e divertida, para que possa agregar valores a eles, sem transformá-la em um bicho de sete cabeças.
Follow @maegeek