Educação
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Estão os adolescentes substituindo as drogas pelo celular e games?

Enquanto algumas mães lutam em manter os filhos longe do celular e video-games surgiu uma pesquisa interessante nos USA que ressalta um ponto inesperado dentro na cultura da droga juvenil: os adolescentes americanos estão cada vez menos propensos a usar drogas, incluindo o álcool.

Alguns ressaltam que o uso menor de drogas entre os adolescentes de deve à diminuição do tabaco que antes era uma entrada para outras drogas. Outros dizem que, finalmente, as campanhas anti-drogas estão fazendo efeito. Mas alguns pesquisadores estão começando a refletir sobre uma questão intrigante: os adolescentes estão usando menos drogas porque são constantemente estimulados e entretidos por seus computadores e telefones. Poderia ser isso?

A possibilidade vale a pena explorar, dizem eles, porque o uso de smartphones e tablets explodiu durante o mesmo período em que o uso de drogas diminuiu. Esta correlação não significa que um fenômeno esteja causando o outro, mas cientistas dizem que a mídia interativa parece jogar a impulsos similares à experimentação de drogas, incluindo a sensação e procura pelo desejo de independência.

Ou pode ser que os gadgets simplesmente absorvem um monte de tempo que poderia ser usado para outras atividades, incluindo festas. Eu acredito mais nessa opção. A vida virtual vem prevalescendo sob a vida real. Crianças que nunca experimentaram drogas já sabem como é se drogar no GTA por exemplo.

pokemon-1553995_1280Segundo o Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas nos USA, o consumo de maconha está em baixa na última década para os alunos do oitavo e décimo grau, mesmo com a aceitação social aumentando, segundo o estudo. Embora o uso de maconha tenha aumentado entre os alunos do 12 º ano, o uso de cocaína, alucinógenos, ecstasy e crack também estão baixos, enquanto o uso de LSD tem se mantido estável. Mesmo que o uso de heroína se tornou uma epidemia entre os adultos em algumas comunidades, ele caiu entre os alunos de segundo grau na última década.

O doutor americano Dr. Volkow descreveu a mídia interativa como “um reforçador alternativo” para as drogas, acrescentando que “os adolescentes podem ficar literalmente altos quando jogam esses jogos”. E a doutora Silvia Martins, especialista em abuso de substâncias na Universidade de Columbia, que já vem explorando como estudar a relação entre a internet e o uso de drogas entre adolescentes, classificou a teoria de “altamente plausível”. Os adolescentes sentem a necessidade de buscar sensações novas que o video-game pode trazer.

Porém, existem teorias concorrentes e alguns dados confusos. Embora o uso de drogas tenha caído entre os jovens de 12 a 17 anos, ele não diminuiu entre os estudantes universitários, disse o Dr. Sion Kim Harris, co-diretor do Centro de Adolescentes Substance Abuse Research no Boston Children’s Hospital.

As estatísticas sobre uso de drogas e tecnologia retratam uma década de mudança de hábitos.

Um relatório de 2015 do Pew Research Center descobriu que 24%o dos adolescentes com idades entre 13 a 17 relataram estar on-line “quase constantemente” e que 73% tinham um smartphone ou acesso a um. Em 2004, um estudo Pew semelhante descobriu que 45% dos adolescentes tinham um telefone celular.

Via NY Times

 

Cantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.