28/03/2014
/
By:
Mari Eva/
- 2 Comments
/
- aprender, Educação, Estudo, Games, Sem categoria, Video-game
Eu vi uma palestra no TED muito interessante sobre como jogar video-game afeta os nossos cérebros. Alias, pra quem não conhece o TED (Technology, Entertainment, Design) é um canal fundado em 1984 muito interessante pra assistir videos sobre conferências. como eles mesmo se auto-denominam, são palestras de boas idéias para serem espalhadas, “ideas worth spreading”.
A neurologista Daphne Bavelier estuda como o cérebro aprende, principalmente como torna-lo mais inteligente, melhor, rápido e mais forte.
Primeiro a cientista desmistifica frases como “passar muito tempo em frente à tela do video-game piora a visão” mostrando que na verdade os detalhes dos jogos ajudam a desenvolver a visão e não o contrário. ou da frase “jogos levam a problemas de atenção e uma maior distração” mostrando que quando vc escreve uma cor e pede pra alguém ler mostrando a letra escrita em outra cor isso gera um conflito que é mais facilmente e rapidamente solucionado por quem joga video-game.
Ela inclusive mostra, durante a conferência, uma experiência muito interessante onde o público tem que acompanhar as carinhas azuis, que seriam os objetos de atenção do nosso cotidiano, que depois viram amarelas e lembrar onde elas estavam. pras pessoas comuns seguir até 3 ou 4 carinhas é fácil mas os gamers conseguem seguir até 7 objetos de atenção. ela também fez experiências de laboratório onde as pessoas que jogam games de ação tem respostas milissegundos mais rápidas que pessoas que não jogam, isso pode até evitar acidentes de carro em que milissegundos fazem a diferença para parar o carro ou desviar de um acidente.
É claro que em excesso o video-game pode ser maléfico, assim como o vinho que (dependendo da idade obviamente) tem moléculas que fazem bem para a saúde em consumo moderado.
Daphne Bavelier termina a palestra mostrando uma experiência que ela realizou em seu laboratório onde ela pega uma pessoa, faz um teste, manda ela pra casa pra jogar video game de ação durante 10 horas que podem ser espalhadas em até 2 semanas e depois quando voltam a fazer o mesmo teste, ela comprovou que as habilidades cognitivas dessa pessoa se desenvolveram e ainda, esse desenvolvimento permanece na pessoa durante 5 meses.
Incrível! eu que não gostava de jogos de ação vou começar a me forçar a jogar.
Assista o video na íntegra abaixo:
Follow @maegeekCantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.