aprender
baby-20607_1920
Sobre amor e respeito entre pais e filhos

Como educar nossos filhos? A pergunta constante em nossas cabeças. Mas será que nossos pais se faziam essa pergunta o tempo todo? Será que não era mais leve pra eles a questão da educação? O que mais importava para eles? Ser amado pelos filhos ou respeitado?

Eu acho que impor limites é essencial para a educação deles. Pode parecer ruim por momentos e vemos que os filhos muitas vezes reclamam mas depois percebo que eles ficam agradecidos por esse limite, que eles se sentem mais a vontade e entendem melhor o que fazer quando os limites fazem parte da rotina.

Por acaso, recebi um vídeo de uma amiga de uma entrevista do psicólogo Rossandro Klinjey sobre o tema. E ele aborda uma questão interessante. Ele diz que antigamente os pais se preocupavam em impor respeito aos filhos e hoje os pais querem ser amados por seus filhos, mas as crianças e adolescentes não tem sofisticação para amar ainda. Assim, os pais não conseguem nem o amor e nem o respeito de seus filhos e acabam criando pessoas com incapacidade de suportar que a vida que nem sempre é favorável.

Ele comenta que pegar um filho pra fazer um bolo, por exemplo, é muito bom para trabalhar a resiliência da criança. Acaba sendo uma experiencia rica de esperar o tempo para essa geração ansiosa.

Olha que interessante esse vídeo abaixo e depois me conta o que você acha.

Rossandro Klinjey é um psicólogo que mora em Campina Grande, Paraíba e tem mestrado em Saúde Coletiva, especializado nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Professor da Faculdade FACISA.

Cantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.